quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ColÔnia dE sAcrAmentO

Lembro da primeira vez que ouvi falar de Colónia de Sacramento fora das aulas de história. Trabalhava na PUCRS no centro de Audiovisuais onde aprendi muito sobre fazer vídeo nos anos 90, que em nada se parece com fazer vídeo nos anos 2010.

Lá, há 20 anos atrás, éramos artesãos dos frames. Lembro de editar vídeos sozinha em alguns momentos, no que se chamava ilha de edição(será que ainda se chama?). Corria de um lado ao outro para largar as enormes fitas U-matic em dois vídeos, separados por uma mesa gigantesca , onde uma alavanca enorme criava a fusão entre os 2 takes.



Mas...



Foi lá, na VIDEOPUC que ouvi falar de Colónia.

Fazíamos vídeos de turismo cultural pelas terras gaudérias e arredores. Montevideo era um arredor, e se não me engano, foi o primeiro lugar para onde nosso chefe visionário mandou uma equipe da Video para criar um filme turístico.

Eu era ainda uma novata e por isso não fui. Foi a Carol, querida amiga que me ensinou a ser uma roteirista, junto com mais um produtor, cinegrafista e um operador de VT, sim isso existia naquela época, pois o VT era tão grande ou maior do que a câmera.



Lembro que eles voltaram apaixonados por Colónia, e eu no início do que pretendia que fosse uma brilhante carreira no mundo das imagens fiquei lá, sonhando com minha ida a terra mais portuguesa da América Espanhola.



Setembro de 2007

Diversas encarnações depois daquele ano de 1990 acabei chegando a Colónia.



Eu em nada parecia com aquela que sonhou a viagem, e muito menos parecia com a que sonhava ser 17 anos depois.

Mas Colónia estavatão interessante e rica de detalhes quanto eles me contaram.

E talvez por não ter mais 22 anos e sim 39, achei ela ainda mais linda.



Quando a esperança foi perdendo lugar para o presente em minha vida, as coisas ganharam mais cor por si mesmas.



Chegamos de Montevideo de ônibus em uma viagem que deve ser de cerca de 2h, não lembro bem.



Na chegada alugamos uma motinho - dica de um amigo frequentador da cidade. Tivemos que ir até a prefeitura fazer uma prova de direção coma tal lambreta. O Zaka apesar de pouca prática passou no teste e saímos pela cidade naquele veículo nada potente.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário