quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Relembrando e reinventando Montevideo


Daqui em diante minha viagem a Montevideo segue os traços das lembranças, pois minhas anotações terminaram no primeiro dia.

Talvez isso aconteça porque quando a viagem de fato toma conta de mim saio da dimensão onde escrevo sobre ela. Ela passa a Ser... e por isso não carece ser escrita.

A foto no Mercado Del Puerto deve ter sido no último dia, depois que voltamos de Colónia de Sacramento.

O almoço no Mercado era uma obrigatoriedade da viagem. É um lugar lindo, bem tradicional, cheio de restaurantes muito parecidos um com o outro que servem parrilla e entrecot de primeiríssima. Em nada parece com o mercado de Porto Alegre que é tão lindo quanto, mas que poderia ser muito mais interessante, mas não é...

.

Me disseram pra comer no El Palenque mas como uso as dicas para não cumprir à risca almoçamos no Estancia del Puerto. Um uruguaio de bigode continental fritava carnes ininterruptamente na nossa frente: carnes, frangos, peixes, camarão e tudo o que um dia foi vivo passava pela faca e chapa do Bigode. Comemos um queijo assado com ervas maravilhoso, tomamos uma Zillertal e um choriço, morrones e um assado que não lembro qual.

Saímos mais do que satisfeitos, tristes até...

Ao nosso lado um casal de portoalegrenses nos deu a melhor notícia da viagem. Foram de avião por um preço menor do que pagamos pela passagem de ônibus...

Antes disso, e não lembro quando, visitamos todos os museus e pontos de Montevideo possíveis.

Museu Torres García, Museu Gurvich, Puerta De La Ciudadela, Palacio Legislativo, Palácio Salvo e por ai vai.

As cinzas do famoso (quem?) General Artigas, um herói nacional, são guardadas por uns militares vestidos pra festa que ficam estáticos em torno do mausoléo subterraneo na Praça da Independência - que foi construído durante ditadura militar. Nunca fui a Londres(ainda) mas deve ser algo como encontrar a guarda da rainha na versão sul americana.
.
O meu preferido, entre todos os da capital Uruguaia foi o Teatro Solis. MARAVILHOSO, lindo. Tentamos entradas para Ópera Carmem que estava em cartaz mas não havia nada à venda.

Aindo volto a MOntevideo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário